quarta-feira, março 11, 2009

TOP 25:CANTORES DE UM HIT SÓ

Todo ano acontece: o cantor ou a banda consegue emplacar um sucesso, vira tema da novela ou melô do verão, canta no Gugu, no Faustão, sai na Caras e depois... bem depois, nada. O one-hit-maker é famoso por grudar apenas uma música na memória do povo e depois sumir. Pode parecer triste, mas pensa bem, é melhor emplacar um hit do que nenhum. Aqui vão os maiores cantores de um hit só da música brasileira, semana que vem tem os gringos.

  • 25 – Virgulóides – Estouraram em 1997 misturando rock e pagode (?) na engraçada Bagulho no bumba sobre um baseado que acharam no ônibus.
  • 24 – P.O. Box – Os goianos ganharam os palcos de norte a sul do país em 1999 com Papo de jacaré, fizeram um razoável sucesso e despontaram para o anonimato depois disto.
  • 23 – Marquinhos Moura – Primeiro ele percorreu o circuito Bolinha-Chacrinha como a “voz da Elis Regina” (Eram os anos 80, tudo era meio bizarro mesmo). Depois lançou a hiper melosa Meu mel e desde então a executa em shows por todo o Brasil.
  • 22 – Vinny – É bem verdade que o moço que rimava “sala” com “tara” chegou a lançar mais algumas músicas e até cantado elas na TV, mas tirando Heloísa mexe a cadeira de 1998 não houve mais nenhum hit.
  • 21 – Raça Pura - O grupo baiano que veio no rastro do porno-axé que dominou o país na segunda metade dos anos 90, tinha a fórmula pra durar um verão apenas: dançarinas de shortinho e letras de duplo sentido. Apareceu cantando O pinto do meu pai, sobre uma confusão na granja depois que a ave do título fugiu com a galinha da vizinha. Hoje ninguém sabe onde foi parar o pinto do pai deles.
  • 20 – Braga boys – Estouraram (literalmente) em 2000 com um axé bem do safado chamado Bomba, depois saíram de cena. Deve ser porque a música deles era, sem trocadilhos, uma bomba.
  • 19 – Fincabaute – Com uma música que dizia que um monte de coisa É coisa de maluco, o conjunto tentava preencher a lacuna deixada pela morte dos Mamonas Assassinas em 1996. Tentou, mas ficou por isso mesmo.
  • 18 – Akundum – O grupo lançou Emaconhada em 1996, um reggae (jura?) que falava sobre uma menina que tinha ficado diferente depois que cheirou a erva danada. Ficou só na maresia.
  • 17 – Uns e outros – Quando surgiram, todo mundo confundia com a Legião Urbana, por causa da voz de Marcelo Hayena, que lembra à de Renato Russo. O único grande hit foi Carta aos missionários, aquela música sobra a morte, a discórdia, a ganância e a guerra.
  • 16 – Yahoo – Quem não se lembra de Mordidas de amor, uma versão de Love Bites do Def Lepard que torturou nossos tímpanos em 1988? Se você não se lembra, então toma: “Eu não quero tocar em você oh, baby/ e fazer seu jogo vai me deixar louco/ sei que você pensa amor, é do seu jeito/ coração quebrado e orgulho inteiro...”
  • 15 – Só no sapatinho – Era 1998 e o conjunto de Pagode liderado por Bruno Coimbra, filho de Zico, cantava o tema da Sandrinha (Adriana Esteves) de Torre de Babel, uma música chamada (adivinhe...) Só no Sapatinho. Criativos os caras, hein!
  • 14 – Absyntho – A banda de Silvinho (que depois passou a ser Silvinho Blau Blau) deve seus 15 minutos de fama á música Ursinho Blau Blau que era sobre um cara rejeitado e seu confidente, um ursinho de pelúcia. Acredite, isto foi um grande sucesso.
  • 13 – Cravo e canela – A menos que você tenha sido abduzido por uma nave no comecinho de 1994 e retornado apenas ontem, com certeza você ouviu a perola dos caras, Lá vem o negão. Depois da quase onipresença nas rádios e programas de TV, lá se foi o negão.
  • 12 – Herva Doce – Como esquecer os versos incríveis de Amante profissional? Como esquecer a sutileza e modéstia do rapaz cantando coisas como “Prá qualquer tipo de transação / Sem compromisso emocional, só financeiro...”? Sério, como esquecer?
  • 11 – Br’oz – A boy band foi lançada no reality show Popstars e fez barulho com A Prometida em 2002 depois disso o grupo acabou e cada um foi pro seu canto. Pelo visto era muito barulho por nada.
  • 10 – Vanessa Rangel – Embalou o romance de Milena (Carolina Ferraz) e Nando (Eduardo Moscóvis) na novela Por Amor de 1997 com a melosinha Palpite.
  • 9 – Vange Leonel – Em 1991, todo mundo amava ver a novela Vamp, com sua trama gótico-pop e a abertura era embalada por Noite Preta, cantada pela hoje escritora e ativista GLS Vange Leonel.
  • 8 – Carrapicho – Era uma espécie de É o tchan da Amazônia e fez sucesso em 1996 com Tic tic tac, que falava sobre os folguedos do boi-bumbá ás margens do Rio Amazonas.
  • 7 – Rosana – Mais uma que ganhou brilho e fama graças a uma trilha de novela. A música em questão é O amor e o poder, tema de Jocasta (Vera Fischer) de Mandala. Depois que os versos “Como uma deusaaaaaaa/ você me manteeeeeeeem...” ganharam o Brasil, ela ganhou status de diva cult, por assim dizer, mas sucesso como esse a moça nunca mais teve.
  • 6 – LukaTô nem aí massacrou nossos ouvidos durante todo um verão em 2003 depois disso até tentou emplacar mais algum hit, mas ninguém tava muito aí pra ela.

E abaixo uma galera que sumiu, ninguém sabe, ninguém viu:


  • 5 – As meninas – Xibom bom (2000) foi um caso raro na música brasileira: o axé de protesto. Enquanto versava sobre a opressão dos pobres pelos ricos, Carla Cristina e suas amigas faziam o povo rebolar bem o xibom bom.
  • 4 – Tetê Espínola – Foi a grande revelação do festival da Canção de 1985 e hoje seu único hit é um clássico nos karaokês. Tem sempre um machão soltando a franga nos agudos de Escrito nas estrelas.
  • 3 – Sarajane – A musa do axé, (quando o axé era chamado de “fricote”) inaugurou no final dos anos 80 o refrão de duplo sentido com Abre a rodinha. Sinta a sutileza: “Vamos abrir a roda, enlarguecer/ (...) tá ficando apertadinha, meu amor/ abre a rodinha...” Na época o Caetano elogiou.
  • 2 – Luan e Vanessa – Em 1990, uma das músicas mais tocadas nas rádios foi Quatro semanas de amor, que impulsionou o único LP da dupla. Mas eles foram além, embalados pela letra romântica, eles namoraram, se casaram em 1997 e hoje cantam num coral católico.
  • 1 – Banda Brylho – Noite do prazer é um clássico. Ao mesmo tempo em que é o big-one-hit (você conhece outro?) do Cláudio Zóli ainda é o caso mais famoso de virundum (quando o cara canta uma coisa e a gente entende outra). Ou você esqueceu de: “Na madrugada a vitrola rolando um blues/trocando de biquíni sem parar...”?

4 comentários:

Anônimo disse...

nem acredito que essa sua lista tinha gente que eu nao conheco... achei que conhecia todas as "porcarias" do mundo! hahaha...
como sempre adorei! :D

J disse...

ok! tu foste econômico! pra essa lista tem que acrescentar mais ums duzentos! mas valeu a pena lembrar desse povo que "tem o nome na história". graças ao youtube, é claro!

Art Bottons disse...

Cara, não acredito no tamanho da sua ignorância! "tocando de biquini sem parar"???? Você, pelo visto, não sabe o tamanho da baboseira que está escrevendo. Quanta idiotice, meu Deus!

PH disse...

Acho que o Ritchie com sua Menina Veneno podia esta ai