domingo, outubro 12, 2008

25 VERSOS INCRÍVEIS DA MÚSICA BRASILEIRA

25 – “Amor, I love you! Amor, I love you! Amor, I love you! Amor, I love yoouuuu!” Amor I love you - Marisa Monte – Ela é uma das melhores cantoras do Brasil, mas esse refrão meloso repetido ad infinitum é uma das coisas mais chatas já criadas. Dá vontade de responder com uma rima: Ah, vai tomar no c*...
24 – “No meio do deserto, encontrei a sua irmã, parecia um tigre comendo uma maçã...” Lágrimas de crocodilo – João Penca e seus miquinhos amestrados – Uma das músicas mais divertidas dos anos 80, mais ainda deixa muita gente com uma pulguinha atrás da orelha (deserto, tigre, maçã? Como assim?)
23 – “Você reclama do meu apogeu e todo céu vai desabar” Vendaval – Art Popular – Esse negócio de reclamar do apogeu só pode significar duas coisa: ejaculação precoce ou broxada. Qualquer que seja a hipótese, precisa sair cantando?
22 – “Eu não sei dizer, o que quer dizer o que vou dizer...” Lenha – Zeca Baleiro – Se não sabe o que dizer, simples, não diga, ué!
21 – “Ah, esse coqueiro que dá coco...” Aquarela do Brasil – A música pode ser um hino brasileiro honorário, mas possui o verso mais redundante do cancioneiro popular.
20 – “Você jogou fora, o amor que eu te dei, o sonho que sonhei” Que Pena – Raça Negra – Dã!!! Alguém podia avisar pro Raça negra que o “sonho que sonhei” é um troço tão redundante que poderia ser o sono que eu dormi, a merda que eu caguei, por aí vai.
19 – “Garota, dourada, quero ser seu irmão, eu sou seu irmão namorado” Garota Dourada – Pepeu Gomes – também conhecida como a melô do incesto.
18 – “No coração de quem faz a guerra nascerá uma flor amarela, como um girassol...” Girassol – Cidade negra – Pela lógica do Tony Garrido, o Falcão deve ser então um cara do mal, né? Porque, tipos, ele tem aquele girassol imenso na lapela, né?
17 – “Por Greiskul, She-ra, me apresenta pro He-man! Teu irmãozinho é uma gracinha e eu sou todinha do bem” She-ha – Xuxa – Apesar de ser uma música pra crianças, a Rainha dá uma piriguetada pra cima do He-man, mal sabia ela que ele não era muito chegado...
16 – “Domingo ela não vai (vai, vai), domingo ela não vai, não vai (vai, vai)” Segura o tchan – É o tchan – É o verso mais Smeagol que eu já ouvi: o cara fala que ela não vai, mas depois diz que ela vai sim, depois insiste que ela não vai e aí resolve que ela vai e pronto. Pô, decide!
14 – “Quando gira o mundo e alguém chega ao fundo de um ser humano, há uma estrela solta pelo céu da boca se alguém diz te amo” Quando gira o mundo – Fábio Júnior – Pra primeira parte eu diria uia! Agora a parte da estrela solta no céu da boca parece coisa do cigarro que passarinho não fuma.
13 – “Pra entender o erê, tem que tá muleque, ùh erê! Tem que conquistar alguém que a consciência leve” O Erê – Cidade Negra - Tony Garrido e cia. queriam discorrer sobre a leveza do ser humano enquanto criança afro-descendente, desfrutando da consciência livre de amarras da sociedade judaico-cristã. Ou então era sobre a visão de uma criança pobre mas feliz, das intempéries deste mundo capitalista. Vai saber
12 – “Aquele fio de cabelo comprido já esteve grudado no nosso suor” – Fio de cabelo – Chitãozinho e Chororó – eles atropelaram o limite entre o que é poético e o que é nojento e ficou esta beleza de obra.
11– “Eu não sei fazer poesia, mas que se foda!” Não uso sapato – Charlie Brown Jr. – Chorão, querido, se você mesmo reconhece que não sabe fazer poesia, então fica caladinho e nos poupe de ouvir suas grosserias, nossos ouvidos agradecem.
10 – “A trajetória escapa o risco nú-ú-ú, as nuvens queimam o céu, nariz azul-ú-ú.” Astronauta de mármore – Nenhum de nós – Nada combina com nada, nem um verso faz sentido e o título é uma incógnita. Eles zoaram grandão com Starman do David Bowie e até hoje nenhum de nós (trocadilho torpe) entendeu sobre o quê é o raio da música.
9 – “Açaí, guardiã, zum de besouro um imã. Branca é a tez da manha” Açaí – Djavan – às vezes eu penso que o Djavan deveria colocar no encarte do CD um esqueminha, um desenho, sei lá algo que desse uma dica sobre o que picas ele está cantando.
8 – “Noutro plano te devoraria tal Caetano a Leonardo Di Caprio” Te devoro – Djavan (de novo!) – Bem, imaginar o Caetano comendo o Di Caprio, qualquer que seja a conotação envolvida não deve ser uma coisa muito bonita né? Então, que mulher vai ficar feliz ouvindo cara dizer quer pegar ela desse mesmo jeito? Mandou mal, Djavan!
7 – “Mas acabou, não vou rimar coisa nenhuma agora vai, vamos sair não quero nem saber se vai caber ou vão me censurar” Olhar 43 – RPM – Aposto que o Paulo Ricardo já tinha esgotado todo seu estoque de rimas na música e resolveu jogar qualquer coisa pra completar a estrofe que faltava
6 – “Seu guarda seja meu amigo, me bata me prenda faça tudo comigo, mas não me deixe ficar sem ela” Dormi na praça – Bruno e Marrone – Sei não, mas que tipo de cara prefere uma noite na cadeia e ser abusado por um policial a ficar sem uma mulher? Só se essa mulher for a Cher ou a Madonna e ele... bem vocês sabem.


E agora cinco momentos da mais pura poesia


5 – “ O que é imortaaaaaaaaaaaaal não morre no finaaaaaaaaal” Imortal – Sandy e Júnior –Jura? Eu achava que o que é imortal morria assim facinho, por qualquer coisa.
4 – “ O fogo é fogo e esquenta...” Pipoca – Araketu – Se não fosse o Tatau avisar que o fogo é fogo e (pasmem!) esquenta, ninguém iria saber.
3 – “Alô, alô, W-Brasil! Jacarezinho, avião! Cuidado com o disco voador, tira essa escada daí, essa escada é pra ficar alí fora! Eu vou chamar o sindico: Tim Maia! Tim Maia!” W-Brasil – Jorge Ben Jor – De todos os versos inexplicáveis da nossa música, esse é de longe o mais indecifrável. Alguém aí tem uma dica?
2 – “Uma palavra na sua camiseta, o planeta na sua cama. Uma palavra escrita a lápis, eternidades da semana” O papa é pop – Engenheiros do Hawaii – Tio Humberto Gessinger é meio chapado não? O que esse amontoado de palavras quer dizer exatamente? Nem ele sabe.
1 – “Venero demais o meu prazer. Controlo o calendário sem utilizar as mãos” Só love – Claudinho e Buchecha – Eu acho que eu entendi esse verso, mas eu realmente preferia não ter entendido. Ei, tem crianças cantando isso por aí!

Um comentário:

J disse...

Meu Deus!!!
Como pode haver tanta criatividade em um Wilson só!! hauhauha
Nem o Mister M conseguiria desvendar tantos segredos de uma só vez!!