sexta-feira, setembro 04, 2009

TOP 25: OS LIVROS QUE FORMARAM MEU CARÁTER


  • 25 – Eu, Christiane F., 13 anos drogada e prostituída – O primeiro livro proibido pra menores a gente nunca esquece.
  • 24 – O saci – Monteiro Lobato – Se uma criança só puder ler um livro do Lobato na vida, tem que ser esse.
  • 23 – A tenda vermelha – Anita Diamant – Pra ler com uma caixa de lenços do lado.
  • 22 – A arca de Noé – Vinícius de Moraes – Você se lembra do primeiro livro que leu na vida? Eu me lembro, foi esse.
  • 21 – Os Maias – Eça de Queiroz – O maior romance em língua portuguesa já escrito.
  • 20 – O escaravelho do diabo – Lucia Machado de Almeida – representando a excelente coleção Vaga-lume, companheira de longa data.
  • 19 – O amor acaba – Paulo Mendes CamposO que o brasileiro sabe fazer de melhor, a crônica, pelo seu melhor cronista.
  • 18 – A alma imoral – Nilton Bonder – Um belo exercício de ser advogado do diabo.
  • 17 – A revolução dos bichos – George Orwell – pra aprender sobre política, não importa qual ideologia.
  • 16 – Dom Casmurro – Machado de Assis – o grande tratado sobre amor e ciúme.
  • 15 – O menino maluquinho – Ziraldo – marcou a minha infância e me fez amar a leitura, só por isso o Ziraldo já deveria ter sido canonizado.
  • 14 – O caçador de pipas – Khaled Houssein Nunca pensei que um “best seller da Veja” diria tanto sobre mim.
  • 13 – Ninguém sai daqui vivo – A biografia definitiva do meu ídolo máximo, Jim Morrison.
  • 12 – A casa dos Budas ditosos – João Ubaldo Ribeiro – Um livro sobre sexo, gostoso e abusado.
  • 11 – A hora da estrela – Clarice Lispector – A grande dama e suas miudezas.
  • 10 – Ensaio sobre a cegueira – José Saramago – Um mestre em sua melhor forma.
  • 9 – On the road – Jack Kerouac – Pra descobrir que viver é mais que estar vivo.
  • 8 – Laranja mecânica – Anthony Burgess – Uma tijolada no estômago em forma de livro.
  • 7 – O apanhador no campo de centeio – J.D. SallingerUm personagem que é impossível não amar.
  • 6 – Quando Nietzsche chorou – Irvin D. Yallon – Um livro que me gerou conflitos, descobertas e uma tatuagem.

E cinco livros pra salvar num incêndio:

  • 5 – Vastas emoções, pensamentos imperfeitos – Rubem Fonseca – o melhor livro do melhor autor brasileiro vivo.
  • 4 – O amor nos tempos do cólera – Gabriel García Marques – Um romance pra levar na memória pra sempre
  • 3 – A insustentável leveza do ser – Milan Kundera – O equilíbrio entre amor e desejo
  • 2 – O deus das pequenas coisas – Arundati Roy – O maior romance sobre a miséria humana que eu já li.
  • 1 – Alta Fidelidade – Nick Hornby – Sabe quando um personagem diz o que você pensa, sofre o que você sofre e vive como você gostaria de viver? Rob Fleming é o meu alter ego escrito, com suas contradições e incertezas.

Nenhum comentário: