A brincadeira é assim, ó: eu crio uma lista de 25 coisas sobre um tema e você diz se concorda com a escolha ou não, daí você pode fazer a sua lista também ali nos comentários, e também pode sugerir temas pra futuras listas, elogiar, xingar (só não vale a mãe!) e dar pitacos.
sexta-feira, setembro 04, 2009
TOP 25: OS LIVROS QUE FORMARAM MEU CARÁTER
25 – Eu, Christiane F., 13 anos drogada e prostituída – O primeiro livro proibido pra menores a gente nunca esquece.
24 – O saci – Monteiro Lobato – Se uma criança só puder ler um livro do Lobato na vida, tem que ser esse.
23 – A tenda vermelha – Anita Diamant – Pra ler com uma caixa de lenços do lado.
22 – A arca de Noé – Vinícius de Moraes – Você se lembra do primeiro livro que leu na vida? Eu me lembro, foi esse.
21 – Os Maias – Eça de Queiroz – O maior romance em língua portuguesa já escrito.
20 – O escaravelho do diabo – Lucia Machado de Almeida – representando a excelente coleção Vaga-lume, companheira de longa data.
19 – O amor acaba – Paulo Mendes Campos – O que o brasileiro sabe fazer de melhor, a crônica, pelo seu melhor cronista.
18 – A alma imoral – Nilton Bonder – Um belo exercício de ser advogado do diabo.
17 – A revolução dos bichos – George Orwell – pra aprender sobre política, não importa qual ideologia.
16 – Dom Casmurro – Machado de Assis – o grande tratado sobre amor e ciúme.
15 – O menino maluquinho – Ziraldo – marcou a minha infância e me fez amar a leitura, só por isso o Ziraldo já deveria ter sido canonizado.
14 – O caçador de pipas – Khaled Houssein – Nunca pensei que um “best seller da Veja” diria tanto sobre mim.
13 – Ninguém sai daqui vivo – A biografia definitiva do meu ídolo máximo, Jim Morrison.
12 – A casa dos Budas ditosos – João Ubaldo Ribeiro – Um livro sobre sexo, gostoso e abusado.
11 – A hora da estrela – Clarice Lispector – A grande dama e suas miudezas.
10 – Ensaio sobre a cegueira – José Saramago – Um mestre em sua melhor forma.
9 – On the road – Jack Kerouac – Pra descobrir que viver é mais que estar vivo.
8 – Laranja mecânica – Anthony Burgess – Uma tijolada no estômago em forma de livro.
7 – O apanhador no campo de centeio – J.D. Sallinger – Um personagem que é impossível não amar.
6 – Quando Nietzsche chorou – Irvin D. Yallon – Um livro que me gerou conflitos, descobertas e uma tatuagem.
E cinco livros pra salvar num incêndio:
5 – Vastas emoções, pensamentos imperfeitos – Rubem Fonseca – o melhor livro do melhor autor brasileiro vivo.
4 – O amor nos tempos do cólera – Gabriel García Marques – Um romance pra levar na memória pra sempre
3 – A insustentável leveza do ser – Milan Kundera – O equilíbrio entre amor e desejo
2 – O deus das pequenas coisas – Arundati Roy – O maior romance sobre a miséria humana que eu já li.
1 – Alta Fidelidade – Nick Hornby – Sabe quando um personagem diz o que você pensa, sofre o que você sofre e vive como você gostaria de viver? Rob Fleming é o meu alter ego escrito, com suas contradições e incertezas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário